Os melhores equipamentos hospitalares e odontológicos
30/06/2023

Qualidade de vida x Rotina hospitalar: como encontrar equilíbrio?

Encontrar o equilíbrio entre o bem-estar emocional, físico e mental, costuma ser uma tarefa difícil para muitos médicos que diariamente lidam com uma rotina hospitalar exaustiva.

Nascemos com o instinto de cuidar dos outros e muitas vezes nos colocamos em segundo plano, com o propósito de oferecer mais conforto para o próximo. Essa ação pode afetar significativamente a qualidade de vida de um profissional da saúde que tem o intuito de minimizar o sofrimento humano.

Por isso, é comum que muitos médicos priorizem a vida de seus pacientes por causa do apego emocional que foi construído durante o tratamento, resultando em dificuldades para se relacionar fora do ambiente de trabalho.

No entanto, é possível adotar estratégias que promovam o bem-estar e minimizem os impactos negativos dessa realidade, através de atividades físicas e boa alimentação. Por isso, abordaremos técnicas que vão te auxiliar nesta jornada!

Desejamos uma boa leitura!

 

Reconhecimento da importância da qualidade de vida

Segundo o Ministério da Saúde, o Burnout – conhecido como síndrome do esgotamento profissional é uma doença muito comum dentro das instituições de saúde. Veja agora, os seus principais sintomas:

  • Dor de cabeça frequente;
  • Alterações no apetite;
  • Insônia;
  • Dificuldades de concentração.

Compreendemos que desde cedo, muito médicos são incentivados a não demonstrarem os seus sentimentos durante uma consulta e acabam desenvolvendo uma barreira de proteção em que findam por realizar atendimentos robóticos, atendendo um grande número de pessoas. Porém, essa ação pode ser prejudicial à saúde do profissional, causando estresse e esgotamento.

A falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional pode levar a uma diminuição da produtividade, devido às longas jornadas de trabalho. Então, investir na própria saúde e felicidade é fundamental para oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes.

Compreensão dos desafios da rotina hospitalar

As longas jornadas de trabalho podem dificultar o estabelecimento de uma rotina pessoal e provocar demandas emocionais intensas, como por exemplo, lidar com a morte e o sofrimento. Isso pode afetar a saúde mental dos médicos.

O autoconhecimento é fundamental para identificar esses problemas que ocorrem dentro do ambiente hospitalar. É preciso identificar essas emoções e avaliar quais são os impactos que podem ser causados em sua vida pessoal.

É muito importante observar qual é o seu estado de espírito no momento: seja sincero, questione a sua felicidade e veja se tudo ainda faz sentido para você! Pois, as pressões externas, como metas e prazos, podem gerar estresse e comprometer o seu equilíbrio.

Neste momento, o auxílio psicológico é um forte aliado para te ajudar a reconhecer esses problemas, pois, muitas vezes temos dificuldade em aceitar o que está acontecendo. A comunicação com o profissional adequado pode alavancar o seu estado físico e mental, favorecendo a sua rotina hospitalar.

Pai-e-filho-observando-o-mar

Quais são as melhores estratégias para encontrar equilíbrio?

O apoio emocional é fundamental nesse processo .Por isso, esteja cercado de familiares e amigos. Assim, é possível trazer mais conforto e motivação para enfrentar os desafios da rotina hospitalar.

Além disso, converse com profissionais da saúde que estejam passando por situações semelhantes. Dessa forma, é possível realizar a troca de experiências e o compartilhamento de estratégias para lidar com essas dificuldades.

O primeiro passo é estabelecer limites e definir horários adequados de trabalho, ou seja, é preciso se impor e aprender a dizer “não” com mais frequência. Aproveite também, para investir em atividades físicas ou hobbies, pois, são esses momentos de lazer que podem ajudar a renovar as suas energias.

Assim, você garante uma rotina muito mais saudável para a sua vida, principalmente, através de uma alimentação adequada e a prática de atividades físicas, que possam ajudar a manter a energia e a disposição do profissional de saúde.

Aproveite também, para acessar o nosso blog, e veja todos os conteúdos personalizados que preparamos especialmente para você sobre a área médica.

Crie políticas de bem-estar dentro da rotina hospitalar

Apesar do profissional da saúde ter uma rotina corrida, dentro da ala hospitalar é possível implementar programas que estimulem o cuidado com a saúde mental e a qualidade de vida dos médicos, enfermeiros etc.

Veja algumas ferramentas que podem auxiliar você a motivar a sua equipe e manter o equilibro entre a qualidade de vida e a rotina hospitalar:

  • Escalas de trabalho adequadas: busque alternativas que possibilitem uma distribuição equilibrada de plantões e folgas.
  • Valorização do profissional: reconheça e recompense os esforços dos médicos, além de promover um ambiente de trabalho saudável e acolhedor.

Cada pessoa tem suas próprias necessidades e limitações, e é necessário encontrar uma abordagem personalizada para cada uma delas. Afinal, por trás dos jalecos existem médicos que possuem uma vida fora dos plantões e que também merecem cuidados.

Encontrar um equilíbrio entre a rotina hospitalar e a qualidade de vida é um desafio para médicos em todo o mundo. No entanto, é possível adotar estratégias que promovam o bem-estar pessoal e profissional, garantindo uma melhor qualidade de vida para todos.

Esperamos que tenha aproveitado a leitura!

Meu Carrinho

Continuar Comprando