5 fatores fundamentais para uma gestão de qualidade hospitalar
Uma gestão de qualidade hospitalar, é formada por um conjunto de ações que fazem parte de uma liderança construída ao longo do tempo, o que requer experiência, empatia e cuidado.
No cenário complexo e exigente da medicina, a busca incessante por qualidade é mais do que uma aspiração; é um princípio fundamental que molda a essência dos cuidados de saúde.
Para os médicos, a qualidade dos serviços prestados e dos equipamentos utilizados é uma pedra excepcional que sustenta a segurança, a precisão e a confiabilidade dos tratamentos médicos.
Neste artigo, exploramos o porquê da qualidade dos serviços e equipamentos é essencial para a prática médica e o bem-estar dos pacientes.
1. Escolha dos equipamentos hospitalares
O cuidado diário, paciência e atenção são qualidades essenciais de um médico – que cumpre um juramento, antes de vestir o jaleco – e, uma de suas responsabilidades é escolher equipamentos hospitalares adequados para seus pacientes.
Dentre eles, sempre um que cumpra os requisitos, e que proporcione mais conforto durante o tratamento, sem provocar incômodos ou qualquer tipo de invasão.
Essa ação é especialmente crítica em intervenções cirúrgicas e diagnósticos, onde qualquer falha pode ter consequências graves para a saúde do paciente.
Por isso, durante a escolha deste componente, o profissional deve ficar atento para que não cause nenhum risco após o uso do equipamento. Confira as características que devem ser avaliadas:
- Alto desempenho;
- Carga de duração;
- Design compacto.
Desse modo, você fornece serviços de alto nível e constrói uma reputação sólida no mercado hospitalar, aumentando a oportunidade de profissionais no campo da medicina, e desenvolvendo relacionamento sólidos com os pacientes.
Aproveite para entender como os eletrocardiógrafos funcionam e saiba como escolher o ideal para que o seu hospital se destaque pelo desempenho, conforto e qualidade aos seus pacientes.
2. Ofereça suporte psicológico
Gerenciar um hospital envolve ser responsável por tomar decisões, uma vez que é preciso lidar com situações emocionalmente carregadas, como notificar pacientes e familiares sobre diagnósticos graves.
Por isso, é essencial proporcionar um ambiente de trabalho saudável para todos os seus profissionais, como por exemplo, a aplicação de treinamentos sobre saúde mental e bem-estar. Construir uma base sólida de apoio psicológico deve ser prioridade.
Contudo, é necessário identificar padrões de qualquer sinal de estresse ou desconforto antes que seja tarde demais. Lembre-se que a informação é a principal ferramenta para evitar esses tipos de problemas.
Portanto, cuidar do bem-estar psicológico dos seus colaboradores, não apenas beneficia esses profissionais, como também, contribui para a qualidade dos cuidados prestados por eles aos pacientes.
3. Avaliação contínua de processos
Uma gestão de qualidade hospitalar é composta pela movimentação da equipe médica, não apenas do gestor. Porém, ele deve ser o ponto central para entender as necessidades de cada membro.
Sem esses fatores não é possível mensurar os reais problemas da casa de saúde, desde a falta de um equipamento hospitalar, o bem-estar do colaborador, até a área estrutural do hospital.
Além disso, para melhorar a eficiência e qualidade dos cuidados, implemente padrões clínicos baseados em evidências. Sugerimos que você faça um relatório para relacionar os desafios que o local enfrenta no momento.
Portanto, lembre-se que a revisão regular dos procedimentos hospitalares fazem parte do processo de melhoria contínua e, a partir disso, implemente ações para a evolução do local.
Entender assuntos como a biossegurança hospitalar auxilia em um ambiente mais seguro dentro da casa de saúde.
4. Sobrecarga informacional
Além da responsabilidade direta pela saúde dos pacientes, há uma grande sobrecarga de informações. É preciso acompanhar os constantes avanços tecnológicos, artigos científicos e novos procedimentos.
Isso requer uma gestão eficaz para filtrar o que é relevante e aplicável dentro prática clínica. Por isso, siga abaixo algumas orientações para flexibilizar o dia a dia desses profissionais:
- Aplique treinamentos;
- Dê apoio administrativo;
- Faça a gestão de tempo.
Como você viu até agora, existem soluções que podem facilitar a sua gestão de qualidade hospitalar, porém, para as estratégias darem certo, é necessário implementar programas para que o plantão fique mais leve.
Portanto, auxilie seus profissionais a gerenciarem o tempo de forma eficaz e incentive-os a priorizar tarefas e estabelecer prazos realistas sem causar a sobrecarga. Ao seguir essas técnicas, você atingirá ótimos resultados com a sua equipe.
5. Gestão de qualidade hospitalar
Para finalizar, você deve investir na qualificação da sua equipe, verificando se todos estão motivados, se estão tendo dificuldades durante o plantão, ou se estão sentindo falta de algum instrumento que poderia melhorar a eficiência dos atendimentos.
Por isso, é essencial compreender as funções e as responsabilidades de cada membro da equipe para entender quais mudanças devem ser aplicadas, e promover a colaboração de todos.
Assim, estabeleça canais de comunicação dentro do ambiente hospitalar com os pacientes e suas respectivas famílias. Apesar dos desafios, isso é fundamental para garantir a prestação do serviço com cuidado e alta qualidade.
Esperamos que você tenha compreendido a importância de uma gestão de qualidade hospitalar. Essa ação beneficiará o desenvolvimento profissional e um ambiente de trabalho mais saudável para toda a equipe.
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Nos vemos em breve!